A APJC divulga em locais visíveis de sua Sede e Unidades Operacionais todas as parcerias celebradas com administração publica.
A Casa Abrigo Vitalino – Serviço de Acolhimento Institucional – é uma Unidade da Associação Padre João Roberto Ceconello, situada em Curitiba à Rua Sebastião Malucelli, nº 99, bairro Novo Mundo. A Casa Abrigo Vitalino abriga em período integral adultos do sexo masculino, com idade entre 30 a 59 anos, portadores de transtornos mentais, com deficiência mental associada ou não, sem vínculo familiar ou com vínculos familiares fragilizados, que se encontram em situação de risco pessoal e social com trajetória de rua e desabrigo por abandono, migração, ausência de residência ou em trânsito sem condições de auto-sustento, com dificuldades de autonomia para cuidados da vida diária em virtude de transtorno mental agravado pelos déficits cognitivo, motor, de mobilidade, auditivo, deficiência imperativo, e/ou demais comportamentos decorrentes do uso ou abuso de substâncias psicoativas, situado na cidade de Curitiba.
Esse serviço oferece uma alternativa de moradia.
Oferece uma alternativa de moradia dentro de um ambiente saudável e acolhedor, no qual se busca proporcionar condições adequadas para o restabelecimento de vínculos familiares e a reintegração social. Também visa o pleno exercício da cidadania, através de ações biopsicossociais, cultural, econômica e religiosa continuadas, minimizando por consequência as razões dos desajustes cognitivos, emocionais, espirituais, familiares e sociais.
O Serviço Residencial Terapêutico da Associação Pe. Joao Ceconello é uma modalidade estratégica no processo de desinstitucionalização de pessoas com transtorno mental egressas de hospitais psiquiátricos e/ou hospitais de custódia, caracterizado como um espaço de moradia que garanta o convívio social, a reabilitação psicossocial e o resgate da cidadania do sujeito, promovendo laços afetivos, a reinserção no espaço da cidade e a reconstrução das referências familiares.
Esse programa de Ação Técnica do Serviço de Residências Terapêuticas APJC é dirigido a portadores de Transtorno Mental crônico, com quadros estáveis, egressos de internações psiquiátricas de longa permanência, com grave dependência institucional, que não possuam suporte social e familiar, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, em situação de risco pessoal ou social, portadoras de transtorno mental, com deficiência mental associada ou não. Usuários com histórico de internação de longa permanência, egressos de hospitais psiquiátricos e hospitais de custódia.
O objetivo da Comunidade Terapêutica é oferecer tratamento de período integral, em regime de C.T. por até 12 meses às pessoas do sexo masculino na faixa etária de 18 a 59 anos, que fazem uso/e ou abuso de substâncias psicoativas com ou sem vínculo familiar.
A equipe é composta por médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, coordenadores e auxiliares de serviços gerais.
A unidade funciona em regime integral com expediente administrativo das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 de segunda à sexta.
Parceiros – Fundação de Ação Social (FAS) e Pastoral da Sobriedade.
O objetivo principal é a prestação de serviços em Saúde Mental, por equipe interdisciplinar, priorizando a população com transtorno mental grave e/ou risco psicossocial, dentre eles, toda a clientela da APJC, os moradores das Residências Terapêuticas, Comunidades Terapêuticas da APJC, seus familiares bem como para as demais pessoas da comunidade que tiverem necessidade de atendimento especializado e que necessitam deste relevante trabalho.
A Associação Padre João Roberto Ceconello – Unidade Casa Abrigo Menino Jesus trabalha em regime de acolhimento institucional que atende crianças de ambos os sexos, sob Medida de Proteção, na faixa etária de 00 (zero) a 11 (onze) anos e 11 (onze) meses, residentes no Município de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, vítimas de abandono material, intelectual, violência física, psicológica e sexual, em regime de abrigo Institucional, encaminhadas pelo Poder Público e Secretaria Municipal de Ação Social. Transferidas do Abrigo Municipal de Passagem do Município de São José dos Pinhais – PR.
Objetiva atender integralmente às necessidades biológicas, psicológicas, intelectuais, sociais e espirituais de crianças em situação de risco à sua integridade física e moral, proporcionando condições adequadas para seu desenvolvimento; para o restabelecimento de seus vínculos familiares e para o pleno exercício de sua cidadania, através de atendimento serviços na área da saúde, educação, cultura e esporte.
Declarada de Utilidade Pública Federal – Port. nº 315, Declarada de Utilidade Pública Estadual Lei nº 11.490; Declarada de Utilidade Pública Municipal Curitiba Lei nº 9.031 Declarada de Utilidade Pública Municipal SJP – 933/2006 | Inscrita no CEBAS Port. 960 | Inscrita no CNES 2774917 | Inscrita no Ministerio de Assistencia Social – SUAS | Inscrita no CMAS de Curitiba nº 140 | Inscrita no CMAS de Campina Grande do Sul nº 07 | Inscrita no CMAS de São Jose dos Pinhais nº 006 | Inscrita no CMDCA de São Jose dos Pinhais nº 027 | TC/PR 13019/2014
O Projeto Karatê visa possibilitar a prática de atividades esportivas, expressivas e motoras através da base filosófica e de disciplina do Karatê, cujo lema é: “Esforço para a formação do caráter, fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão, criar o intuito do esforço, conter o espírito de agressividade e respeito acima de tudo”; estimulando seu desenvolvimento de forma integral, numa ação socioeducativa, proporcionando melhoria na qualidade de vida, elevar a autoestima, promoção da saúde e defesa do seu direito a cidadania.
O Projeto Karatê começou a ser praticado na APJC – Casa Menino Jesus em fevereiro de 2008. As aulas são ministradas pelo Sensei Gilberto J. Martins, faixa preta 1º Dan.
Participação em Campeonatos:
Em abril de 2009, a Casa Menino Jesus, através de uma de uma adolescente acolhida, conquistou o vice campeonato paranaense de Karatê, na categoria de 10 a 13 anos, realizada na Cidade de Apucarana / Paraná.
Em 08 de junho de 2010 os adolescentes acolhidos da Casa Menino Jesus participaram do Campeonato Paranaense por equipe realizado no ginásio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, conquistando o 2º Lugar feminino e o 3º lugar masculino.
O projeto oportuniza o desenvolvimento de atividades pedagógicas direcionadas, estimulando os processos de aprendizagem, o desenvolvimento das potencialidades, estimular a capacidade cognitiva, despertar o interesse em aprender, aperfeiçoar o conhecimento acadêmico, promover a integração Instituição/escola na aquisição dos conteúdos pedagógicos.
O uso de materiais diversos como desenho, pintura, brinquedos, argila, modelagens, sua utilização permite a compreensão e até mesmo a resolução de conflitos emocionais latentes; são atividades que permitem a expressão de sentimentos e emoções traduzidos concretamente de forma não verbal.
Promove ainda, a criatividade e a espontaneidade do individuo, ampliando sua capacidade de resposta positiva frente as mais diversas situações de vida, além de elevar sua autoestima e reforçar seu processo de formação de identidade.
O projeto de Volta Para Casa trabalha junto às famílias de crianças abrigadas desenvolvendo ações para que elas retornem ao lar e tenham condições de viver em um ambiente saudável e familiar.
O projeto vem para fortalecer o Artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, no que se refere à importância da convivência familiar e comunitária. A intenção é fortalecer as famílias e, a partir daí, encurtar o tempo de permanência das crianças na Instituição de acolhimento.
A partir de 2002 passou a atender em regime de Comunidade Terapêutica, passando a denominar-se:
Comunidade Terapêutica ( C.T.) Casa de Apoio – APJC
A CT Casa de Apoio atende dependentes químicos na faixa etária de 18 a 59 anos do sexo masculino em regime integral.
A equipe é composta por médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, bióloga, coordenadores e auxiliares de serviços gerais.
A unidade funciona em regime integral com expediente administrativo das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 de segunda à sexta.
Fundação de Ação Social (FAS) e Pastoral da Sobriedade.
A APJC utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.