Casas de Abrigo Menino Jesus

Foto Casa Menino Jesus

A Associação do Pe. João Ceconello, mantenedora da Casa Menino Jesus, iniciou o trabalho de Acolhimento Institucional de crianças e adolescentes sob Medida de Proteção em abril de 1994, encaminhadas pelo Poder Judiciário, vitimas de violência física, psicológica, e/ou negligência (quando tem condições e não provê) dos pais ou responsáveis.

 

A Casa Menino Jesus tem capacidade de atender cinqüenta (50) crianças e adolescentes em regime integral; localizada na zona Rural de São José dos Pinhais; possui em seu quadro funcional equipe mutiprofissional que desenvolve trabalho qualificado com crianças e adolescentes, assim como com suas famílias nucleares e extensas, visando o retorno familiar.

Estrutura

Estrutura - Casa Abrigo Menino Jesus

Dia a dia das crianças

Atividade Casa Abrigo - Lazer

Atividade de lazer

Atendimento às Crianças

A Instituição de Acolhimento Casa Abrigo Menino Jesus atende crianças e adolescentes sob Medida de Proteção encaminhadas pelo Poder Judiciário em regime integral, proporcionando atendimento biopsicossocial, orientação para as tarefas e trabalhos escolares, aulas de karate, participação nos campeonatos Regionais e Estaduais, interação e participação social com a colaboração de grupo de voluntários.

 

Projeto Karatê-Do-Tradicional

Karatê APJC

O Projeto Karatê visa possibilitar a prática de atividades esportivas, expressivas e motoras através da base filosófica e de disciplina do Karatê, cujo lema é: “Esforço para a formação do caráter, fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão, criar o intuito do esforço, conter o espírito de agressividade e respeito acima de tudo”; estimulando seu desenvolvimento de forma integral, numa ação socioeducativa, proporcionando melhoria na qualidade de vida, elevar a autoestima, promoção da saúde e defesa do seu direito a cidadania.

O Projeto Karatê começou a ser praticado na APJC – Casa Menino Jesus em fevereiro de 2008. As aulas são ministradas pelo Sensei Gilberto J. Martins, faixa preta 1º Dan.

Participação em Campeonatos

Em abril de 2009, a Casa Menino Jesus, através de uma de uma adolescente acolhida, conquistou o vice campeonato paranaense de Karatê, na categoria de 10 a 13 anos, realizada na Cidade de Apucarana / Paraná.

Em 08 de junho de 2010 os adolescentes acolhidos da Casa Menino Jesus participaram do Campeonato Paranaense por equipe realizado no ginásio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, conquistando o 2º Lugar feminino e o 3º lugar masculino.

 

Projeto Reforço Escolar

O projeto oportuniza o desenvolvimento de atividades pedagógicas direcionadas, estimulando os processos de aprendizagem, o desenvolvimento das potencialidades, estimular a capacidade cognitiva, despertar o interesse em aprender, aperfeiçoar o conhecimento acadêmico, promover a integração Instituição/escola na aquisição dos conteúdos pedagógicos.

 

Projeto Atividades Lúdicas

O uso de materiais diversos como desenho, pintura, brinquedos, argila, modelagens, sua utilização permite a compreensão e até mesmo a resolução de conflitos emocionais latentes; são atividades que permitem a expressão de sentimentos e emoções traduzidos concretamente de forma não verbal.

Promove ainda, a criatividade e a espontaneidade do individuo, ampliando sua capacidade de resposta positiva frente as mais diversas situações de vida, além de elevar sua autoestima e reforçar seu processo de formação de identidade.

 

Projeto de volta para casa

O projeto de Volta Para Casa trabalha junto às famílias de crianças abrigadas desenvolvendo ações para que elas retornem ao lar e tenham condições de viver em um ambiente saudável e familiar.

O projeto vem para fortalecer o Artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, no que se refere à importância da convivência familiar e comunitária. A intenção é fortalecer as famílias e, a partir daí, encurtar o tempo de permanência das crianças na Instituição de acolhimento.

 

Eventos

Páscoa;
Festa Julina;
Dia das crianças;
Festas comemorativas de aniversário; todo último domingo do mês, exceto no mês de Dezembro;
Passeios a zoológicos, praia, museus cinema e teatros, etc.


Voluntariado

Os voluntários que participam da Casa Menino Jesus são avaliados pela equipe técnica, assinam termo de convênio, somente após esse procedimento o voluntário participa das ações da Instituição.

A equipe técnica da Casa Menino Jesus realiza trabalho qualificado para assegurar o direito a convivência familiar, á saúde, o fortalecimento dos vinculos familiares, o não desmembramento do grupo de irmãos; buscando alterar as condições que levam ao acolhimento e possibilitar a reintegração familiar. È na familia que as crianças e adolescentes devem encontrar apoio, carinho, afetividade e construção de valores, imprescindiveis à vida em sociedade.

 

Convênios

A APJC – Casa Menino Jesus mantém convênios através do Poder Judiciário – Vara da Infância e da Juventude em parceria com Prefeituras Municipais.

 

Endereço:

Quadra C, Lote 1, Rua B, S/N,

Loteamentos Chacaras Monte Verde

São José dos Pinhais / Paraná

CEP 83.180-990 CXP 7047

 

Casa Abrigo Menino Jesus em 1996

Casa Menino Jesus em 1996

 

Casa Abrigo Menino Jesus em 2006

Casa Menino Jesus 2006

A.P.J.C. :

Comunidade Terapêutica

Casa Abrigo

Residências Terapêuticas

Ambulatório de Especialidade em Saúde Mental

DOAÇÕES:

Doação via COPEL

APJC aceita doações via COPEL

Doação via Depósito

Banco Itaú
Agência 1538
C.C. 365477
Associação Pe. João Ceconello.

Doação via PayPal

Doação via PagSeguro

Doações na Sede

Se preferir pode realizar sua doação pessoalmente na APJC.

Doações espontâneas de materiais, alimentação, vestuário, entre outras, podem ser feitas na sede ou contatar para agendar coleta.

Endereço:
Rua Jacarezinho, nº 1717
Bairro: Mercês
Curitiba / Paraná - Brasil
CEP: 80.810-130
Fone: +55 41 3339-1113

Mateus 25.34-36

"Vinde, benditos de meu Pai,

tomai posse do Reino porque tive fome e me deste de comer;

tive sede e me destes de beber;

era peregrino e me acolhestes;

nu e me vestistes;

enfermo e me visitastes;

estava na prisão e viestes a mim.”